Câmara de Vereadores de Jacobina promove palestra sobre o Setembro Amarelo

Câmara de Vereadores de Jacobina promove palestra sobre o Setembro Amarelo

Orgão Emissor: Câmara Municipal de Jacobina - Ba

A Câmara de Vereadores de Jacobina realizou nesta terça-feira (19) uma palestra especial sobre o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental.

A palestra teve como objetivo principal sensibilizar os presentes para a necessidade de abordar o assunto de forma responsável e acolhedora, destacando a importância de se combater o estigma relacionado às doenças mentais.

O Presidente do Legislativo Municipal Clodoaldo Moreira ressaltou a importância de se discutir abertamente o tema do suicídio e a importância de acolher as pessoas que enfrentam desafios emocionais. “A Câmara de Vereadores de Jacobina se preocupa não apenas com as questões legislativas, mas também com o bem-estar de quem faz parte do nosso quadro de colaboradores. É fundamental que todos nós estejamos atentos às questões de saúde mental,  que sejamos empáticos, sensíveis com as dores do outros, e que busquemos formas de ajudar aqueles que precisam.”

A palestra contou com a participação da enfermeira e especialista em saúde mental, Sara Hellen, que compartilhou informações sobre como identificar sinais de alerta, oferecer apoio a alguém que esteja passando por momentos difíceis e como buscar ajuda profissional quando necessário.

Ela também abordou quais são as políticas públicas relacionadas à saúde mental e a importância de investir em serviços de assistência psicológica e psiquiátrica de qualidade.

Além do Presidente da Casa, Clodoaldo Moreira, participaram do evento os vereadores Almir Lima, Jane Márcia, Simone Souza, funcionários da Câmara e profissionais da saúde ligados à saúde mental.

Setembro Amarelo

O mês de setembro é marcado por uma campanha mundial de conscientização sobre a saúde mental, conhecida como “Setembro Amarelo”. Neste período, diversas ações são promovidas para disseminar informações e incentivar a discussão sobre o tema do suicídio, bem como, oferecer apoio às pessoas que estão passando por dificuldades emocionais.